Preciso pagar imposto de renda na IQ Option?

É hora de ler o artigo: 4 minutos

Os impostos no Brasil não costumam ser muito simples para entender e até mesmo para declarar. E isso infelizmente ocorre para os ganhos obtidos através da IQ Option pois não há uma orientação por parte de um órgão governamental para ajudar você com isso. Por isso, compartilhamos nossa experiência sobre o assunto.

O sistema tributário brasileiro não costuma ser simples e fácil de entender. E para quem ganha dinheiro na IQ Option, essa dificuldade também pode existir pois não existe nenhuma regra na legislação explicando explicitamente como funciona o pagamento de imposto de renda gerada através da IQ Option ou outra corretora de opções binárias.

Entretanto, ainda de acordo com a legislação brasileira, qualquer ganho de capital está sujeito à tributação e para evitar problemas com o fisco, é importante ter ciência sobre as formas mais recomendáveis de declarar ganhos na IQ Option em seu imposto de renda.

Preciso pagar imposto de renda na IQ Option?

Tudo de melhor está no nosso Telegram. As informações mais úteis sobre as opções binárias Inscreva-se >>

Como funciona imposto de renda no Brasil

O Imposto de Renda é um tributo cobrado uma vez por ano pelo governo federal brasileiro (geralmente em abril). As regras são muito abrangentes e por este motivo iremos focar apenas nas principais.

A primeira coisa que você deve saber é que não é obrigatória a declaração de imposto de renda caso você não atinja alguns critérios mínimos. Entretanto, você deve ficar bastante atento a estes critérios, pois por outro lado, sonegar imposto de renda é considerado crime no Brasil.

A seguir, iremos listar algumas das principais regras apenas. Por isso, caso seu objetivo seja orientação para fazer sua declaração de imposto de renda, recomendamos consultar um contador de sua confiança. Neste artigo, iremos traçar linhas gerais sobre como funciona o imposto de renda para a IQ Option e os ganhos provenientes dela.

Principais critérios para declarar imposto de renda

Conforme mencionamos anteriormente, caso você cumpra um dos três requisitos abaixo, você precisa declarar imposto de renda:

  1. Recebeu rendimentos tributáveis (como salários e aluguéis), cuja soma anual foi superior a R$ 28.559,70.
  2. Recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte (por exemplo: indenizações trabalhistas, caderneta de poupança ou doações) em valor superior a R$ 40 mil.
  3. Realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas (investimentos).

Preciso declarar imposto de renda IQ Option?

A primeira dúvida surge no item número 3 listado acima, o qual menciona que qualquer um que tenha realizado operações em bolsas de valores e afins precisa declarar imposto de renda, o que sugere a necessidade de qualquer um que opera ativos financeiros na IQ Option ter que declarar imposto de renda.

Entretanto, como a IQ Option não é regulamentada pela CVM, instituição regulamentadora do mercado financeiro brasileiro, pode-se interpretar que operações feitas nela não geram necessidade de declarar seus ganhos no imposto de renda.

Mas, como falamos no começo, o imposto de renda é uma tributação sobre ganhos de capital e caso você tenha ganhado dinheiro pode ser necessário declarar e pagar imposto referente a este lucro. Por isso, iremos mais a fundo sobre a questão de ganho de capital no imposto de renda IQ Option.

Como declarar o ganho de capital

ADS ADS | Negocie Opções Binárias com IQ Option. Abra uma conta demo Gratis

Primeiramente, é importante reforçarmos mais uma vez que não existe consenso a respeito de declaração de imposto de renda para a IQ Option, uma vez que não existe nenhuma instrução específica fornecida por órgão governamental brasileiro.

Por isso, estamos compartilhando nossa experiência e também o que a maioria dos traders mais experientes fazem.

Uma das linhas mais comuns para declarar imposto de renda IQ Option no Brasil é a através do ganho de capital de moeda estrangeira, o que é bastante factível com a atividade de opções binárias, uma vez que a IQ Option e as demais corretoras do mercado apesar de permitirem que você opere em real, utilizam sempre ativos precificados em dólar ou alguma outra moeda estrangeira.

Para este tipo de ganho de capital, o imposto previsto é de 15% independentemente do lucro aferido. É muito importante ter os valores enviados e recebidos da IQ Option, assim como as taxas de câmbio caso você tenha feito essas operações em dólar ou outra moeda estrangeira.

Carnê-leão

Outra forma de declarar imposto dos lucros provenientes da IQ Option é através do Carnê-leão. Conforme já falamos anteriormente, não existe uma forma correta de fazer isso, por isso, explicaremos essa outra forma que alguns traders utilizam para pagar seu imposto.

O Carnê-leão é uma forma de profissionais liberais pagarem imposto, inclusive em atividades realizadas fora do país, como é o caso de operar opções binárias. Ele gera obrigação de pagar imposto a partir do faturamento de 1.903,99 por mês (7,5% de imposto), entretanto essa alíquota pode chegar a 27,50% acima de 4.664,68 em um mês.

Essa não é uma forma de pagamento de imposto dos lucros da IQ Option tão popular, porém não poderíamos deixar de mencionar pois com ela é possível declarar mês a mês os lucros, obtidos e com uma alíquota progressiva, o que pode ser vantajoso para valores menores.

Considerações finais

Como apontamos por diversas vezes, este artigo não tem como objetivo ensinar você a fazer sua declaração de imposto de renda ao sacar da IQ Option por dois motivos: não existe especificação por parte do fisco brasileiro para este caso e também não somos contadores.

Caso você esteja apenas iniciando neste mercado, recomendamos não se preocupar tanto com este assunto, uma vez que lucrar com consistência não é fácil. E caso os resultados estejam começando a aparecer, nossa recomendação é consultar um contador de sua confiança e explicar para ele como funciona o mercado de opções binárias.

Dessa forma, o profissional poderá ajudar você a declarar imposto de renda após a IQ Option da forma mais adequada possível a fim de evitar que você possa ter problemas com o fisco brasileiro e focar no que é mais importante, que é o operacional.

Avalie o artigo em uma escala de 5 pontos:
4.6

Ranking da página:

Compartilhar:

Se você encontrar um erro, selecione a parte do texto e pressione Ctrl + Enter.

ADS

Comece gratuitamente

Aviso de Risco: Os produtos financeiros oferecidos pela empresa levam um alto nível de risco e podem resultar na perda de todos os seus fundos. Você nunca deve investir dinheiro que você não pode dar ao luxo de perder. Não queremos que você perca seu dinheiro, saiba que há riscos envolvidos. Portanto, leve em consideração que não somos responsáveis por quaisquer perdas incorridas. Todos os manuais e instruções são completamente gratuitos.

Iniciei no mercado financeiro em 2016 e vivo disso desde 2018. Junto com Marcus, fundei o Binário Invista, onde compartilhamos nossas experiências, dicas e estratégias de forma gratuita para ajudar você a cometer os erros que eu cometi no começo. E-mail: lima@binarioinvista.com.br

lm

GRÁTIS! (PDF)

Quatro segredos aprendidos após negociar na iq option por 1 ano. E sempre que ignorava uma das quatro estratégias minha conta de negociação sofria perdas.

5 comentários em “Preciso pagar imposto de renda na IQ Option?”

  1. Comecei a ganhar dinheiro de verdade há alguns meses na IQ Option e tinha medo do imposto porque não sabia o que fazer. A maioria na internet fala, fala, fala e tem medo de explicar sobre o assunto. Muito obrigada pela explicação de vocês, me deu uma luz!

    Responder
    • Marina, muito bom saber que tanto que você está ganhando dinheiro na IQ e que também nosso artigo foi útil para você. Desejamos muito sucesso!

      Responder
  2. Obrigado! É muito difícil achar quem fala sobre esse assunto na internet, pois ngm quer se arriscar em um assunto tão sério. Vocês teriam um bom contador para indicar? Acho que ajudaria muito os seus leitores porque nao tem muitos contadores que sabem sobre opções binarias.

    Responder
    • Oi Nestor! Infelizmente ainda não estamos fazendo este tipo de indicação, pois entendemos que o contato com o contador é algo muito pessoal. Mas, se mudarmos algo, postaremos aqui no blog!

      Responder
  3. por operar em opções binarias e digital, no caso day trade, tenho que pagar a darf todos os meses que tive lucro, correto ? e na declaração anual devo apenas informar os valores ou devo pagar imposto novamente ?

    Responder

Deixe um comentário

Fique por dentro

Assine o nosso boletim informativo semanal, o qual oferece as dicas, estratégias e oportunidades que você realmente precisa

* Além disso, obtenha acesso instantâneo ao treinamento Os "4 segredos da IQ Options"

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: